O transporte internacional envolve diversos players, documentos, procedimentos técnicos e variáveis operacionais fora do controle do exportador ou importador. As mercadorias percorrem milhares de quilômetros, passando por portos, aeroportos, terminais alfandegados e armazéns privados.
Nesse percurso, cada etapa adiciona riscos variados que só a contração de um seguro internacional de cargas é capaz de proporcionar tranquilidade ao embarcador.

Apesar disso, muitos ainda encaram o seguro como uma despesa e essa percepção distorcida costuma surgir da ilusão de que o transporte é suficientemente seguro ou que o seguro contratado pelo exportador, quando é de sua responsabilidade, com base no Incoterm utilizado, já proporciona uma cobertura adequada.
A realidade, porém, é diferente, pois sem uma apólice de seguro adequada o proprietário da carga fica exposto a riscos financeiros. Isso pode comprometer a operação, prejudicar contratos futuros e gerar prejuízos irreversíveis.
Por isso, ao longo deste texto, vamos detalhar como funciona o seguro internacional, suas coberturas, limitações e responsabilidades. Também abordaremos os benefícios operacionais fundamentais para qualquer empresa que dependa da movimentação de cargas entre países.
Acompanhe!
O que é o seguro internacional de cargas?
O seguro internacional de cargas é uma proteção financeira que indeniza o proprietário da mercadoria em casos de danos, perdas ou extravios ocorridos durante o transporte.
Essa proteção abrange desde a coleta da carga no país de origem até a sua entrega final do destino, dependendo do escopo da apólice.
Seu funcionamento se baseia na modalidade de contratação, tipo de cobertura contratada, valor segurado e as condições de transporte.
Quanto a modalidade de contratação, são duas:
- Apólice Avulsa: o seguro é contratado para um único embarque, sendo indicado para quem realiza a importação e/ou exportação de mercadorias de forma esporádica.
- Apólice Aberta: o seguro é contratado para vários embarques realizados dentro de um período específico, com prazo inicial e final de validade da cobertura contratada, com possibilidade de renovação, sendo indicado para empresas que possuem frequência constante de embarques.
Tipos de cobertura
O seguro internacional de cargas pode ser contratado por meio de coberturas básicas gerais, coberturas básicas específicas e coberturas adicionais.
Quanto às coberturas básicas gerais, elas se dividem em:
- Cobertura Básica Restrita C: cobre perdas ou danos das mercadorias causados exclusivamente por riscos de transporte, ou seja, por acidente com o meio de transporte. Ele ainda cobre percursos preliminares e posteriores ao transporte principal, além da perda total de qualquer volume nas operações de carga e descarga, porém, não cobre roubo ou extravio das mercadorias e não está sujeita a uma franquia.
- Cobertura Básica Restrita B: ela é um pouco mais abrangente que a Cobertura Básica Restrita C e está sujeita a uma franquia.
- Cobertura Básica Ampla A: é a cobertura mais abrangente de todas, cobrindo todos os riscos de perda ou dano material descritos na apólice de seguro, em razão de quaisquer causas externas, exceto as previstas como não indenizáveis. Ela também está sujeita a uma franquia.
Quais são os principais prejuízos não indenizáveis pelas coberturas básicas gerais?
É importante destacar que, quanto aos prejuízos não indenizáveis pelas coberturas básicas gerais, destacam-se as perdas e danos decorrentes de:
- Atos ilícitos do segurado, beneficiários e/ou de seus representantes ou prepostos;
- Vazamento comum, perda e/ou diferença natural de peso ou de volume, bem como o desgaste natural do objeto segurado;
- Variação de temperatura;
- Paralisação de máquinas frigoríficas ou motores de refrigeração, por qualquer causa;
- Insuficiência e/ou inadequação de embalagens ou preparação imprópria do objeto segurado;
- Transbordo e desvio de rota voluntários;
- Atraso, mesmo que seja causado por risco coberto;
- Insolvência ou inadimplemento financeiro dos proprietários, administradores, fretadores ou operadores do navio ou aeronave;
- Multas, assim como obrigações fiscais e/ou judiciais;
- Danificação ou destruição voluntária do objeto segurado ou parte dele, por ato ilícito de qualquer pessoa ou pessoas, inclusive atos de má-fé, vandalismo e sabotagem; entre outras situações.
Qual a influência dos Incoterms na contratação de um seguro internacional de cargas?
Um dos erros mais recorrentes entre importadores e exportadores é acreditar que os Incoterms definem quem deve contratar o seguro internacional de cargas ou que eles garantem cobertura total.
Embora alguns Incoterms determinem que uma das partes providencie a contratação do seguro, como é o caso dos Incoterms do Grupo C, isso não significa que a proteção oferecida será suficiente.
No caso do CIF, por exemplo, o vendedor é o responsável por contratar o seguro até o porto de destino. Porém, a cobertura obrigatória mínima é extremamente limitada, frequentemente baseada na Cobertura Básica Restrita C.
Isso significa que o importador vai precisar contratar um seguro adicional para cobrir todos os riscos envolvidos no transporte de sua carga e assim evitar prejuízos que possam vir a inviabilizar a operação.
Mesmo porque, quando o vendedor é o responsável pela contratação do seguro internacional de cargas, o importador não tem controle sobre os valores segurados, seguradora, condições descritas na apólice de seguro e tão pouco o controle sobre o tempo de resposta da seguradora em caso de sinistro e tudo isso pode transformar a suposta vantagem em uma grande vulnerabilidade operacional e financeira.
Por essa razão, muitas empresas optam por contratar um seguro próprio, independentemente do Incoterm utilizado. Essa prática possibilita personalizar a apólice, incluir coberturas adicionais e garantir que a indenização seja direcionada ao beneficiário em caso de sinistro, sem intermediários externos controlando o processo.
Benefícios concretos da contratação adequada do seguro internacional de cargas
Ao contrário do que muitos pensam, o seguro não é apenas um instrumento de indenização. Ele oferece benefícios concretos, desde que se contratem coberturas adequadas à mercadoria, ao transporte, à rota e aos riscos envolvidos.
Redução de riscos financeiros
O benefício mais evidente é a garantia de que o valor investido na mercadoria não será perdido em caso de sinistro.
Em operações de alto valor, essa proteção é muitas vezes a diferença entre a continuidade das atividades e a interrupção de um ciclo de negócios.
Fortalecimento da previsibilidade operacional
Uma apólice bem estruturada diminui a incerteza e contribui para que a empresa opere com segurança na formação de preços, na negociação com clientes e na programação de sua produção.
A previsibilidade oferecida pela contratação do seguro internacional de cargas melhora a estabilidade do fluxo de caixa e reduz impactos operacionais inesperados.
Agilidade e suporte em situações de sinistro
As seguradoras especializadas em transporte internacional de mercadorias contam com equipes treinadas para melhor orientar os embarcadores.
Com as informações da carga e da operação em mãos elas conseguem direcionar melhor para qual cobertura o embarcador precisará contratar.
Agora, em caso de sinistros, elas dão o suporte necessário para a condução do processo de indenização.
Flexibilidade de coberturas adicionais
A personalização da apólice de seguro permite incluir coberturas adicionais, como:
- Cobertura Adicional de Frete e/ou de Seguro;
- Cobertura Adicional de Tributos
- Cobertura Adicional de Despesas
- Cobertura Adicional de Lucros Esperados;
- Cobertura Adicional de Riscos de Greves; entre outras coberturas adicionais.
Essa flexibilidade proporcionada pela contratação de coberturas adicionais torna o seguro internacional de cargas uma ferramenta adaptável à realidade de cada setor.
Como contratar um seguro internacional de cargas de forma eficiente?
A contratação adequada de um seguro internacional de cargas envolve análise técnica detalhada e a consideração de diversos elementos do transporte.
Aqui estão alguns pontos principais que devem ser analisados pela empresa que busca qualidade e segurança.
Avaliação da natureza da carga
Cada tipo de produto apresenta vulnerabilidades específicas, como por exemplo eletrônicos, que sofrem com variações de temperatura ou produtos químicos que exigem cuidados adicionais com contenção e compatibilidade entre produtos.
Conhecer essas características permite escolher a cobertura mais adequada, que possa cobrir todos os riscos envolvidos.
Estudo de rotas e dos meios de transporte
Alguns portos são mais suscetíveis a congestionamentos que acabam gerando atrasos; determinados países apresentam índices elevados de furtos; rotas marítimas podem enfrentar temporadas de clima severo, e tudo isso deve ser levado em consideração no momento de contratar um seguro internacional de cargas.
Portanto, é fundamental mapear os principais pontos de vulnerabilidade ao longo de todo o percurso que será feito pela carga, conhecer os principais riscos envolvidos nas rotas definidas e escolher a cobertura de seguro mais apropriada.
Definição clara dos valores segurados
Subvalorizar a carga pode reduzir o prêmio do seguro, mas também acaba limitando o valor do reembolso em caso de sinistro. Declarar valores incorretos pode gerar problemas durante a regulação do sinistro.
Então, é fundamental declarar corretamente os valores segurados para evitar qualquer tipo de problema com a seguradora.
Escolha a seguradora ideal para a contratação do seguro
É importante cotar com diferentes seguradoras para assim poder comparar preços e coberturas, e desta forma escolher aquela que oferecer o melhor custo-benefício para a empresa.
É importante também pesquisar sobre a reputação da seguradora no mercado, de maneira a conferir sua idoneidade e seu histórico de atendimento, antes de contratar o seguro internacional de cargas.
Compreensão sobre os termos e cláusulas da apólice de seguro
Antes de contratar o seguro internacional de cargas é essencial que a empresa se atente ao valor do prêmio, franquia da apólice, verbas ou importâncias seguradas, prazo de vigência da apólice de seguro, lista de bens não compreendidos na apólice, além dos riscos cobertos e exclusões.
Essa compreensão detalhada sobre os termos e cláusulas da apólice de seguro evita qualquer tipo de problema e/ou frustração em caso de sinistro.
Seguro internacional de cargas é com a XP Shipping
O seguro internacional de cargas é uma ferramenta essencial de proteção financeira e operacional em qualquer operação de comércio exterior, pois neutraliza riscos que nenhuma empresa consegue controlar diretamente.
A contratação de uma apólice de seguro adequada assegura não apenas o valor da mercadoria, mas também a previsibilidade das operações e a continuidade do negócio.
Na XP Shipping, oferecemos cobertura total e personalizada para a sua carga durante o transporte internacional.
Entre em contato conosco para saber mais!



